Como estudar Matemática

O texto, na sua íntegra,  pode ser baixado em PDF. Veja o link no final da imagem.

cem_photo_site

Baixar o texto em PDF no link –> COMO ESTUDAR MATEMÁTICA

COMO ESTUDAR MATEMÁTICA

Por: Sandra Di Flora       

        A forma de estudar Matemática varia de pessoa para pessoa. Um método pode ser eficaz para uns e ineficiente para outros. O que proponho aqui é fornecer dicas, de como o estudante pode aprimorar a sua rotina de estudo e para isso vou dividir o assunto em três momentos: como estudar na sala de aula, como estudar em casa e como estudar para as avaliações.

COMO ESTUDAR EM SALA DE AULA

1. Temos que ter em mente que o aprendizado da Matemática, em sala de aula, depende muito da concentração do estudante. O envolvimento com a aula é um grande passo para o entendimento dos conteúdos. Alunos dispersos, que se envolvem em conversas paralelas ou ficam “viajando” durante a aula, perdem as explicações do professor. Portanto, o aluno precisa estar focado na aula, nas explicações e nas dicas importantes que são passadas.

2. Durante as explicações da matéria ou durante a resolução de exercícios é comum surgirem dúvidas. Caso essas dúvidas não sejam sanadas, é muito provável que o entendimento dos conteúdos fique prejudicado. Portanto, o estudante deve aguardar a explanação do assunto pelo professor e, a seguir, solicitar o esclarecimento de suas dúvidas.

3. Quando outros alunos fazem perguntas, certifique-se de que você ouve tanto a pergunta quanto a resposta. Pode ser que o aluno que fez a pergunta pensou em algo que você tem dúvida ou ainda não pensou.

4. Geralmente, o professor divide a sua aula em explicação de conteúdos e resolução de exercícios. É fundamental que o aluno realize todos os exercícios solicitados pelo professor em sala de aula. É nesse momento que o aluno pode verificar se realmente entendeu o conteúdo e caso tenha, ainda, alguma dúvida, torna-se necessário esclarecê-la com o professor.

5. O caderno de apontamentos deve estar sempre organizado e completo. Ele deve conter, além da matéria dada, lembretes e observações importantes, que certamente serão utilizadas em outras oportunidades de estudo, principalmente quando o aluno estiver em casa fazendo os seus deveres.

 COMO ESTUDAR EM CASA

1. O local é muito importante no momento do estudo. É necessário estudar num local claro, organizado e sem estímulos externos, como barulho de pessoas ou som da TV. O celular, nessa ocasião, deve estar desligado, para que uma chamada não interrompa a concentração do estudante.

2. Com tudo organizado é hora de verificar o que foi ensinado em sala de aula, através do caderno de apontamentos. Releia, quantas vezes forem necessárias, as anotações feitas no caderno, durante as aulas. Se surgir alguma dúvida recorra ao seu livro didático.

3. Uma maneira bastante eficiente de aprender os conteúdos é estudar e fazer os exercícios de casa, no mesmo dia em que a aula foi dada. Não espere até o último minuto para fazer o dever de casa, pois isso muitas vezes resulta em uma lição de casa incompleta ou uma deficiência na compreensão dos conceitos.

4. A Matemática é uma disciplina cumulativa. Quase tudo o que é ensinado em uma aula de Matemática depende de assuntos anteriores. Isso vai além de apenas conhecer os assuntos, que já foram ensinados na série em questão. Muitas vezes, há a necessidade de relembrar assuntos das séries anteriores. Para fazer isso, o aluno pode recorrer a livros ou até mesmo à Internet.

5. Em muitos casos, há a necessidade da aplicação de fórmulas matemáticas e, consequentemente, da sua memorização. A construção de um formulário, em fichas para cada assunto, é muito importante. No entanto, é preciso, primeiramente, entender as fórmulas e como aplicá-las. Se o aluno memorizou uma fórmula, mas não entendeu como ela funciona e o princípio que está ligado a ela, a aplicação da mesma fica prejudicada.

6. Além de um formulário, o aluno deve ter, também, uma ficha contendo conceitos importantes dos assuntos aprendidos, como por exemplo, propriedades. Isso ajuda no momento de estudar os conteúdos ou resolver exercícios.

7. A resolução das tarefas de casa, passadas pelo professor, deve ser feita na sua íntegra. Muitas vezes, o aluno afirma que não fez determinado exercício porque não entendeu. Mesmo que tenha tido alguma dificuldade ao fazer certo exercício, ele deve, pelo menos, rascunhar a forma como pensou, para que em sala de aula possa esclarecer a sua dúvida com o professor.

8. Pratique o máximo possível. Não se limite apenas em resolver a lição de casa, passada pelo professor. A única maneira de realmente aprender a fazer problemas é resolver um grande número deles. Quanto mais você trabalhar, melhor preparado estará na hora de uma avaliação.

9. Apresente todo o desenvolvimento necessário, para a resolução do problema.

COMO ESTUDAR PARA AS AVALIAÇÕES

Se o aluno seguiu todas as dicas anteriores, o estudo para as avaliações fica bem mais fácil. No entanto, vale alguns lembretes importantes:

1. O estudo de Matemática deve ser diário. Não deixe para estudar na véspera da avaliação, pois isso traz insegurança. O aluno sabe que não se preparou com antecedência e algumas lacunas podem ter ficado. Além disso, estudando com antecedência, o aluno pode recorrer ao professor ou aos colegas em caso de dúvida.

2. Comece a estudar pelo assunto que você tem mais dificuldade.

3. Após escolher o assunto a ser estudado, releia as anotações feitas no caderno, as explanações do livro didático, as fórmulas e os conceitos importantes ligados a ele.

4. Comece resolvendo os exercícios que já foram corrigidos pelo professor, pois caso surja alguma dúvida é muito mais fácil saná-las.

5. Resolva outros exercícios ligados ao assunto. Pratique bastante.

6. No momento da prova, mantenha-se calmo e leia toda a avaliação, antes de começar a resolvê-la. Comece resolvendo as questões que você achou mais fáceis.

Essas são algumas dicas, para que você tenha sucesso no Curso de Matemática. Mas, lembre-se: sempre faça o melhor que puder. Não tente fazer apenas o suficiente para conseguir uma nota média ou passar de ano. Isso pode trazer grandes problemas, pois quase tudo o que você aprende em Matemática, numa série, será usado nas séries posteriores. Além disso, a Matemática é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para resolver problemas do dia a dia.

Boa Sorte e Sucesso!

Sandra Di Flora

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *