Introdução à Teoria dos Conjuntos

conjuntos_novo_site

Matemática Moderna, foi um movimento internacional do ensino de matemática que surgiu na década de 1960 e se baseava na formalidade e no rigor dos fundamentos da Teoria dos Conjuntos e da Álgebra para o ensino e a aprendizagem da Matemática.

Após anos de aplicação, o movimento passou a ser muito criticado e o ensino da Teoria dos Conjuntos passou a ser denominado “conjuntivite”, tamanha a aversão que o assunto provocava nos educadores, que aos poucos foram abandonando a prática.

No entanto, o estudo da Teoria dos Conjuntos é fundamental para o aprendizado de outros assuntos, como a ampliação dos conjuntos numéricos, o domínio de validade de uma função, dentre outros.

Como abordar, por exemplo, a ampliação dos conjuntos numéricos e as relações de pertinência e de inclusão nesses conjuntos, bem como as operações entre eles, sem conhecer os conceitos e símbolos adequados?

Por achar muito importante o estudo da Teoria dos Conjuntos, elaborei uma apostila, que aplico nos sextos anos do Ensino Fundamental II.

A apostila pode ser obtida em PDF , no link:

APOSTILA DE INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *